Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Como usar ponto de fuga na fotografia?

Para muitas pessoas, fotografar significa registrar memórias, contar histórias e ter um baú de recordações ao qual elas possam recorrer quando desejarem resgatar lembranças de um dia especial.

Para outras, a fotografia ultrapassa as barreiras dos registros nostálgicos e entra em uma esfera mais artística, onde o fotógrafo usa recursos da sua câmera ou do próprio ambiente para adicionar novos elementos à fotografia. Elementos que podem torná-la muito mais emocionante, cativante, dramática, entre outros, dependendo da sensibilidade, da motivação e da intenção de quem está registrando a cena.

Por isso, hoje o nosso post é para os amantes de fotografia que não conhecem muitas técnicas, mas têm interesse em adicionar uma pitada de profissionalismo aos seus registros. O ponto de fuga é um dos principais recursos usados na fotografia e é bem simples de usar até mesmo se você não for um fotógrafo profissional. 

O que é ponto de fuga na fotografia?

O ponto de fuga na fotografia é o lugar onde duas ou mais linhas paralelas, sejam elas reais ou imaginárias, se encontram em um ponto focal na imagem. Essas linhas podem ser retas ou curvas e, normalmente, criam a sensação de profundidade no registro. Confira a ilustração abaixo para entender na prática o que estamos falando:

Fonte 

 

Fotógrafos mais experientes normalmente usam o ponto de fuga em suas fotografias para gerar um senso de escala, aumentar a atenção para algum elemento específico que eles gostariam de dar mais destaque ou, ainda, para tornar o registro da realidade um pouco mais surreal e dramático. 

É comum também que os fotógrafos usem essa técnica ao registrar paisagens ou cenas muito planas e “sem graça”, transformando a narrativa em algo muito mais interessante e até mesmo misteriosa.

 

Como encontrar o ponto de fuga?

Fotografar é um exercício constante de observação e do uso criativo da luz. Por isso, para encontrar o ponto de fuga na cena que você deseja registrar, você vai precisar treinar seu olhar para tal. Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar nesse exercício.

Observe os elementos ao seu redor

Os pontos de fuga podem ser observados e encontrados em cenas não tão óbvias como estradas e ferrovias. Para encontrá-los, basta observar os elementos que estão ao seu redor e o que eles estão indicando: trilhas, montanhas, linha do horizonte, árvores, lagos, grades, objetos, entre outros.

Tudo o que está em uma cena é feito de linhas, você só precisa entender se essas linhas estão paralelas e apontando para alguma perspectiva central.

 

 

Aproveitando que mencionamos algumas opções de fotografia de paisagens, confira neste post algumas dicas para você fazer belas fotos na praia.

Aproveite os recurso da arquitetura local

Os elementos arquitetônicos são os que mais facilmente indicam pontos de fuga. Por isso, se você quiser treinar seu olhar, sugerimos que visite alguns prédios históricos, para observar a construção dos elementos e como eles foram propositalmente posicionados para destacar algo. 

Não é à toa que o ponto de fuga é um recurso também muito utilizado por desenhistas e arquitetos, justamente para trazer a sensação de volume e de profundidade ao cenário.

Na foto abaixo, percebemos que a arquitetura do local forma o ponto focal por meio da repetição de padrões guiados por uma linha central que guia os elementos.

 

 

Nem todo ponto de fuga se origina de linhas retas

É comum que nos acostumemos a encontrar linhas retas paralelas nos ambientes, pois elas são mais óbvias. Mas vale a pena também observar e identificar outros tipos de linhas que os elementos podem formar em uma paisagem ou em um ambiente. 

Na cena abaixo, por exemplo, percebemos várias linhas curvas que se encontram mais para o canto superior direito da fotografia, formando um ponto focal não óbvio, mas que traz a sensação de amplitude para a foto.

 

Quantos pontos de fuga pode ter uma perspectiva?

 

Seja paisagem, construção arquitetônica ou qualquer outra cena cotidiana, podemos ter dois ou até mesmo três pontos de fuga.

Por exemplo, se você fotografar um canto de um edifício, pode acabar com duas linhas que levam a diferentes pontos de fuga. Na fotografia abaixo, percebemos pelo menos 3 pontos de fuga, pois o prédio central forma duas retas de um triângulo e o asfalto forma a terceira reta trazendo a perspectiva de 2 cantos adicionais.

 

Dicas para o ponto de fuga para tirar fotos ainda melhores

Você já aprendeu que o primeiro passo para encontrar um ponto de fuga é identificar as linhas paralelas em uma cena. A partir disso, você pode usar alguns recursos para tirar fotos ainda melhores: 

 

  • Use uma lente grande angular ou o recurso de ampliar a cena do seu smartphone para aumentar a distância e capturar mais informações do local;
  • Abaixe a câmera para aumentar o nível de convergência e a sensação de profundidade da foto.
  • Ative o recurso de “grades” do seu celular e aplique a regra dos terços para posicionar seu ponto de fuga
  • Vire a câmera de lado para obter um ponto de fuga vertical e fugir do mais óbvio (paisagem horizontal);
  • Use o ponto de fuga para enfatizar um assunto ou objeto que você deseja dar destaque.

 

Confira neste blog algumas dicas adicionais para você usar outros elementos ou técnicas um pouco mais avançadas para utilizar o ponto focal de maneiras diferentes.

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre fotografia.





 

Deixe um comentário
Leia Também

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

02 de Março de 2022
Categoria: Fotografia
Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico de crianças para recordar esses momentos que passam tão rápido da melhor maneira possível? Então acesse e saiba mais!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >