Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Entenda de uma vez por todas como tirar as melhores fotos de crianças!

A alegria de uma criança na família é inexplicável e, por isso, cada etapa da infância é um período mágico. A gente sempre quer salvar aquele momento para a vida toda, né? Afinal, todo mundo fica apaixonado pelo bebê da família.

A fotografia veio para permitir esse registro! Tem sentimento mais aconchegante do que olhar aquelas nossas fotos antigas de crianças? Parece que a gente volta no tempo…

Então, se você possui uma criança em casa, pode ser o momento perfeito para aprender a fazer um bom ensaio fotográfico de crianças.

Por isso, separamos esse conteúdo com dicas que vão te ajudar a fazer as fotos de uma maneira tranquila para a criança com resultados incríveis.

Leia também: Álbum de Fotos de Família: 5 motivos para ter um 

5 dicas essenciais para seu ensaio fotográfico

Com a decisão de fazer um ensaio de fotos, você terá que preparar todos os detalhes, desde a seleção do dia até o tipo de ensaio. Nesse sentido, confira algumas dicas que vão te salvar!

Antes de tudo, fotografar crianças é um trabalho que pode ser complicado, tendo em vista que a criança pode não entender por que está ali ou não ter vontade de tirar as fotos. Mas isso não pode te impedir de fazer um ensaio com belos registros.

Dessa forma, saiba que a principal tarefa é o planejamento. Deixe organizado o local, as roupas e o dia para que você não tenha dor de cabeça. Confira abaixo dicas de como se organizar para um ensaio infantil. 

#1 - Defina a ocasião do álbum

Antes de tudo, você precisa saber qual o evento da sessão fotográfica infantil. Você irá fazer todos os mesversários do bebê? Todos os aniversários? Dia das Crianças? Dia das Mães? Não será por data comemorativa, mas por sessão temática, como princesas ou fazenda?

O ideal é que você defina a sessão temática o quanto antes, pois ela irá guiar todas as próximas decisões, como roupas, local da sessão e mais.

#2 - Defina o local

A melhor foto é sempre aquela que a gente está à vontade, né? Funciona do mesmo jeito com as crianças. Então, como segundo passo, escolha o local em que as fotos serão feitas. Vale a pena optar por um local que a criança goste e se sinta confortável, pois ela terá mais liberdade no ambiente.

#3 - Defina cenário, tema, acessórios e figurinos

Com o tema e o local decididos, fica bem mais fácil visualizar o ensaio. Por isso, chegou a hora de você escolher as roupas e o cenário, além de escolher se você quer um ensaio mais natural ou com fotos posadas.

Se o seu ensaio será em uma fazenda, por exemplo, você precisará de uma roupa de fazendeiro para a criança e algo que represente os bichos da fazenda, seja um cenário, uma tela verde ou bichos de pelúcias de animais. Aqui, é importante sempre considerar a altura da criança.

#4 - Dicas para fotografar crianças com mais facilidade

Agora que tudo começa a ficar bom! Com tudo preparado, existem algumas dicas que vão ajudar no ensaio com as crianças. Um exemplo é levar algumas coisas que ela gosta de casa, como brinquedos ou comidas. Além disso, é importante deixar a criança livre para brincar e conhecer o espaço, se adaptando a ele.

Outras coisas essenciais são:

  • Prepare a criança antes do dia;
  • Deixe a criança conhecer o fotógrafo com antecedência;
  • Prometa uma recompensa para a criança.

#5 - Escolha bem o tipo de álbum

Existem diferentes tipos de álbuns e você deve escolher o que você acredita que combina com seu filho. Escolha um álbum que combine com o tema de ensaio, seja um de inserir fotos, autocolante ou personalizável.

Confira também: Álbum de Fotos Infantil: vale a pena fazer um?

Dica extra: recorra à literatura

Vale ressaltar que há livros que falam sobre este assunto. Um deles é o “A Arte de Fotografar Criança – Produção, Direção e Técnica”, de Tamara Lackey, o qual aborda uma série de técnicas e dicas para ajudá-lo a ter os melhores resultados com suas fotografias infantis.

Qual será o seu primeiro ensaio?

album de fotos infantil

Foto de crianças não precisa ser um trabalho cansativo, mas pode sim ser algo maravilhoso e divertido! Para isso, é essencial seguir as nossas dicas, sempre respeitando os limites da criança.

Somos a iCAL, uma indústria de álbum fotográficos com mais de 20 anos de história e possuímos diversos álbuns infantis, como:

Conheça mais do nosso trabalho e finalize seu ensaio fotográfico infantil da melhor maneira!

Deixe um comentário
Leia Também

Fotografia analógica: como eram as fotos antes das digitais?

15 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
Fotografia analógica: como eram as fotos antes das digitais?

Quer saber ou relembrar como funciona a fotografia analógica, que precedeu a época das câmeras digitais e dos smartphones com ótimas câmeras? Então acesse agora!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >