Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Veja dicas para fazer backup de fotos e não perdê-las

Saiba como salvar todas as suas fotos!

Você já quebrou ou perdeu um celular que possuía todas as fotos suas e de quem você gosta? Não tem sentimento pior. 

O backup, inclusive, foi inventado para prevenir esse processo, em que você pode salvar todas as suas fotos em uma conta específica, podendo acessar de qualquer telefone, tablet ou computador do mundo.

Por isso, para você conseguir salvar todas as suas fotos, confira dicas de como fazer o backup de mídias.

Confira também: Conheça o Instalivro: o livro de fotos para montar num instante

Dicas de como fazer backup e salvar todas as suas fotos

Agora você já sabe: não dá pra confiar apenas na memória do celular ou do computador para guardar suas fotos. O mais interessante é utilizar nuvens de armazenamento gratuito.

O armazenamento na nuvem é uma forma de guardar os seus dados de forma on-line e segura. Na prática, você terá um login e uma senha e, ao entrar, você terá acesso a todas as suas fotos, A parte boa desse processo é que você poderá acessar a partir de qualquer dispositivo eletrônico.

O backup, por sua vez, é como uma cópia de segurança, ou seja, ele copiará os arquivos do seu celular para dentro da nuvem, com a função de garantir a segurança e a preservação dos seus dados.

Assim, saiba como fazer backup das fotos em diferentes plataformas.

Como fazer o backup das fotos?

O backup de fotos pode ser feito por qualquer aparelho, de fotos e vídeos.

Em primeiro lugar, se você possui um telefone Android, como Motorola, Samsung ou Xiaomi, ele provavelmente já virá com o Google Fotos instalado. Se não, basta ter acesso a uma rede wifi e entrar na Play Store para baixar o aplicativo. 

Com uma conta Google e o aplicativo no seu celular, você deverá acessar suas configurações e selecionar a opção de ativação de backup automático.

Assim, todas as fotos armazenadas no seu dispositivo e toda vez que você tirar ou receber uma foto nova em seu celular, ela já será automaticamente salva no Google Fotos, ou seja, na nuvem.

Se você possui um Iphone, a Apple possui uma automação de backup automático para o seu celular, o iCloud. Nele, todas as fotos que você tirar e receber irão automaticamente para lá.

Além disso, existem outras plataformas de armazenamento de nuvem que você pode conhecer, como Google Drive, o Dropbox, o Mega, o One Drive e o Amazon Cloud Drive.

Também não podemos deixar de destacar outras alternativas, como o uso de HDs externos para o armazenamento de suas fotos, por exemplo. Hoje, é possível encontrar modelos a partir de R$ 250 – e até menos que isso.

E se acontecer algo com a minha conta?

A nuvem de armazenamento possui muitos pontos positivos, mas, ao mesmo tempo, algumas limitações.

Plataformas como Google Drive, iCloud e outras sempre possuem um limite de memória e, para ultrapassá-lo você deverá pagar taxas mensais ou anuais. Nesse sentido, é natural que as taxas sigam aumentando gradualmente, podendo pesar no seu bolso.

Outra questão é que as fotos ficam dependentes da velocidade da sua internet, não sendo possível acessá-las de forma offline. 

Você também corre o risco de ter as suas imagens compactadas, prejudicando a qualidade da sua foto e, consequentemente, afetando o resultado no momento de revelar as fotos.

Porém, ainda assim, cabe ressaltar que é possível escolher configurações específicas para manter a qualidade original das fotos. Além disso, com sistemas modernos e robustos, as chances de perder seus arquivos são bem pequenas, o que traz toda a segurança necessária.

Sobre armazenamento de fotos

Sabendo alguns riscos em ter suas fotos apenas no celular, é interessante considerar outras formas de armazenamento de fotos. Conheça agora outros jeitos de guardá-las.

Alternativas para guardar suas fotos

Além do salvamento digital, há outras formas de guardar suas memórias.

#1 - Painel de fotos

Um bom primeiro passo é imprimir suas fotos e, com elas, você pode fazer um painel na sua casa, seja no quarto ou na sala. Tem coisa melhor do que acordar vendo um grande quadro dos melhores momentos da sua vida?

#2 - Álbum de fotos

Como é boa a sensação de ver um álbum de fotos, né? Parece que a gente volta no tempo e sente de novo a sensação do momento.

O álbum de fotos é uma ótima alternativa para guardar suas fotos.

Para isso, é necessário separar as melhores fotos, imprimir, obter um álbum de fotos e guardá-las nele. Esse processo pode ser super divertido e você pode separar por diferentes tipos de foto, como:

  • Fotos do cachorro
  • Fotos em família
  • Fotos de uma viagem
  • Fotos suas
  • Fotos do seu filho

Inclusive, imagina que divertido a programação de montar um álbum juntos em família?

#3 - Álbum profissional

Outra ideia legal é fazer um álbum profissional. Você pode começar escolhendo uma temática e quem vai para a sessão, como um piquenique em família.

Com a ideia e o conceito definidos, você pode ir para os detalhes:

  • Qual fotógrafo irá contratar?
  • Onde será feito o ensaio?
  • Que dia serão as fotos?
  • Quais roupas serão usadas?
  • Quais acessórios e objetivos decorativos?

Saiba que o fotógrafo também pode te ajudar em todas essas escolhas, dando dicas, como por exemplo utilizar uma roupa que combine com o cenário etc.

Um ensaio e álbum fotográfico profissional pode ser um investimento de um dia super divertido e uma série de fotos de boa qualidade.

Vantagens de ter um álbum de fotos

Saiba 6 motivos para ter um álbum de fotos:

  • Segurança, tendo em vista que elas estarão guardadas e protegidas
  • Alta durabilidade, pois possuem uma vida útil super longa
  • Possibilidade de personalizar da forma que preferir, com adesivos e anotações
  • Garantir uma experiência tátil
  • Forma de reunir a família para ver e rever as fotos
  • Disponível a qualquer hora e em qualquer lugar

Leia também: Álbum de fotos autocolante personalizado: vantagens de ter o seu

Conheça opções maravilhosas de álbuns iCAL

album backup de fotos

Enfim, se tem uma coisa preciosa na vida da gente, são as fotos! Por isso, procuramos por várias formas de guardá-las, e o álbum de fotos é perfeito para isso.

Somos a iCAL, uma indústria de álbuns fotográficos. Estamos há mais de 20 anos colecionando memórias e temos diversos álbuns para você utilizar, como:

Venha conhecer nossa imensidão de modelos de álbuns e salve todas as fotos de uma vez por todas!

 

Referência da imagem de destaque
Deixe um comentário
Leia Também

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

02 de Março de 2022
Categoria: Fotografia
Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico de crianças para recordar esses momentos que passam tão rápido da melhor maneira possível? Então acesse e saiba mais!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >