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Fotógrafo: como vender online e alcançar o sucesso?

Os brasileiros estão cada vez mais conectados e habituados às compras online. Na matéria do Correio Braziliense, temos os dados do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, que mostram que, atualmente, existem 49,8 milhões de compradores on-line no Brasil (crescimento de 18% em relação a 2021, quando havia 42 milhões de consumidores virtuais).

Profissionais autônomos, como os fotógrafos, têm muito o que se beneficiar das ferramentas disponíveis na internet para que os potenciais clientes cheguem até você e conheçam a qualidade do seu serviço para, então, tornar-se clientes fiéis. 

Saber como vender online é extremamente importante nos dias de hoje, pois o mercado está cada vez mais competitivo e, ao mesmo tempo, os clientes estão cada vez mais conectados. Quem não traça um plano de presença digital fica no esquecimento, portanto, confira as nossas dicas de como vender online para você impulsionar o seu negócio em 2023. 

 

Passo a passo de como vender online

 

As vantagens de como vender pela internet são enormes, pois você não precisa investir muito dinheiro para começar a alcançar seus clientes. Basta traçar um plano de estratégias digitais para começar a atrair clientes. Confira a seguir o passo a passo de como vender pela internet.

Sua estratégia deve começar pelo seu público-alvo

Que as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet e estão comprando mais online, isso você já sabe. Mas quais são as particularidades de seu público-alvo? Quais são seus hábitos de consumo online? Em quais mídias sociais ele está mais ativo? O que seus concorrentes estão fazendo para atrair esse público?

Precifique seu serviço

Um dos princípios básicos das vendas pela internet é a precificação. Como fotógrafo, você deve ter muito bem estruturado o seu catálogo de serviços e a faixa de preço para cada um deles baseando-se em uma série de critérios, como a cobertura total dos custos, o valor agregado da marca, os preços da concorrência, o perfil do consumidor que você quer atingir, entre outros.

Ao vender seus serviços online, é bastante importante que você mantenha a transparência em relação aos seus preços para que não tenha desentendimentos futuros com seus clientes. 

Defina seus canais de vendas

A parte mais importante de como vender online é definir quais os canais você vai usar para, de fato, efetivar suas vendas.

Diferente de um e-commerce, que vende bens de consumo, os fotógrafos vendem serviços, portanto, a lógica de venda pode mudar um pouco, mas você pode usar alguns canais muito importantes para alcançar seus clientes.

Site

Para que você comece a vender pela internet, ter um site é extremamente importante para sua marca pessoal e presença digital. O seu site deve reunir todas as informações sobre você, seus serviços e canais de comunicação que os seus prospects devem usar para entrar em contato com você.  

O próprio Google tem uma plataforma chamada Google Sites, que é excelente para empreendedores que estão começando a estruturar sua presença digital.

Lembre-se de tornar o seu site o mais original e pessoal possível, além de destacar os seus melhores trabalhos e as informações mais importantes. Isso o tornará mais atrativo e ajudará a ser encontrado pelos mecanismos de busca.

 

Whatsapp 

Como vender online pelo whatsapp? O primeiro passo é ter uma conta business e garantir que os seus prospects encontrem esse canal de venda. Por isso, deixe-o em destaque no seu site e nas suas mídias sociais.

O whatsapp é uma excelente plataforma de venda, pois ela possibilita um atendimento mais humanizado e personalizado para seus clientes e, no caso de prestação de serviços, é ainda mais importante, pois os clientes costumam enviar muitas dúvidas e esperam respostas atenciosas e completas que o farão optar pela contratação do serviço.

Confira algumas dicas de como você pode otimizar as suas vendas com whatsapp neste post.

Mídias sociais

Uma pesquisa publicada no site E-commerce Brasil, apontou que 58% dos entrevistados revelaram ter comprado algo dentro do WhatsApp. Já no Instagram, esse percentual foi por volta de 47%. 

Ou seja, as mídias sociais também são excelentes canais de vendas, especialmente para os fotógrafos, pois elas possibilitam que esses profissionais mostrem muito mais detalhes de seus serviços, contem histórias que envolvem seus prospects e fidelizem clientes.  

Portanto, é muito importante que você tenha uma estratégia de ativações em mídias sociais e prepare esses canais para atender seus possíveis clientes e fechar vendas.

Escolha os meios de pagamento

Ao pensar em como vender online, consequentemente, você vai precisar definir quais meios de pagamento irá usar. 

Para isso, é essencial que você escolha os meios de pagamento que ofereçam as melhores opções para seu público, mas também para você (para não prejudicar seu fluxo de caixa). Então, analise as formas de pagamento preferidas do seu público-alvo e as taxas oferecidas por cada opção. 

Invista em publicidade online  

Ainda de acordo com o site E-commerce Brasil, cerca de 60% dos consumidores que compram por redes sociais já se sentiram influenciados por anúncios pagos. Inclusive, cerca de 62% dos consumidores online já efetuaram compras via redes sociais na modalidade de compra que pode se iniciar com um clique numa publicação paga.

Isso mostra a relevância da publicidade online e o poder que ela tem em converter prospects em clientes. Especialmente para pequenos negócios, essa estratégia é importante para você alcançar potenciais clientes e ampliar a sua base de clientes. 

Prepare-se para oferecer um ótimo atendimento ao seu cliente

Ainda mais importante do que descobrir como vender online, você vai precisar cuidar do atendimento ao cliente no ciclo “antes, durante e pós-venda”. Ter uma boa estrutura de atendimento vai garantir que os novos leads sejam atendidos no tempo correto e tenham suas dúvidas sanadas para se tornarem clientes. 

E quando o cliente fecha uma compra, também precisa ter um bom atendimento durante e, especialmente, após a compra para que ele permaneça satisfeito e volte mais vezes. 

O que você achou dessas dicas? Fique também de olho no nosso blog para encontrar mais informações e dicas para potencializar ainda mais seus negócios.

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