A fotografia foi inventada por volta de 1826, na França, mas demorou muitos anos para se tornar acessível a toda a população.
Porém, logo que as pessoas começaram a ter acesso às máquinas fotográficas analógicas, aquelas que usam filmes fotográficos para capturar imagens, e passaram a ter mais independência em criar suas próprias fotos, criou-se o costume entre as famílias de registar os momentos mais importantes e revelar essas fotos para guardar de recordação.
Com o surgimento das máquinas digitais, a paixão pela fotografia foi ainda mais potencializada, pois agora as pessoas podem tirar fotos ilimitadas (coisa que antes os filmes fotográficos não permitiam).
Com o grande volume de arquivos gerados, as fotos digitais passaram a ser armazenadas em dispositivos como pendrives, CDs, HDs e as pessoas foram deixando de imprimir fotos.
Além disso, o surgimento das mídias sociais impulsionou um novo hábito: ao invés de as pessoas imprimirem suas fotos para guardar de recordação, elas passaram a publicá-las nas plataformas para compartilhar com seus amigos.
É inegável que a tecnologia facilitou, e muito, a nossa relação com a fotografia, mas ainda defendemos alguns motivos pelos quais você ainda deveria imprimir fotos.
5 motivos para imprimir fotos
Se você, assim como a gente, ama uma fotografia, não deixe de considerar os 5 tópicos abaixo ao decidir se vai ou não imprimir suas fotos.
1 - As mídias sociais não são para sempre
Desde que você parou de imprimir suas fotos, diversas mídias sociais surgiram com o propósito de “armazenar” e expor suas recordações. Primeiro veio o Orkut, depois o Facebook, logo o Instagram e agora surgiu o TikTok.
As plataformas surgem e não duram para sempre. Inclusive, o próprio Instagram está fazendo inúmeras mudanças em seu algoritmo para se tornar cada vez mais uma plataforma de vídeos. Vídeos? É isso mesmo que você leu. O Instagram, que surgiu como uma plataforma com forte apelo fotográfico, agora quer muito mais se parecer com o TikTok (plataforma de entretenimento destinada a vídeos curtos).
Por esse e outros motivos é que as mídias sociais não devem ser o local prioritário para “armazenar” suas fotos.
2 - Presentear com fotos é sempre muito especial
Sempre que fotografamos momentos legais com nossos amigos ou familiares estamos criando possibilidades de presenteá-los futuramente com um pedacinho da memória que foi criada naquele dia especial. Por isso, imprimir fotos para dar como presente pode superar muitos “presentões” por aí.
Aproveitando o tema, o Dia das Mães está logo aí, então, confira algumas dicas para você surpreender a sua neste ano: 7 ideias de presentes para o Dia das Mães
3 - Decorar a casa com fotos nunca sai de moda
As fotografias estão presentes na decoração há muitos anos, pois, além de nunca estarem fora de moda, elas trazem mais personalidade e aconchego para o ambiente.
Quer algumas dicas para inovar o seu mural de fotos? Confira o nosso post para ter inspiração: Decoração com fotos Polaroid.
4 - Garantia de durabilidade e segurança
Hoje em dia existem inúmeras maneiras de armazenar fotografias para que elas durem “para sempre”. O armazenamento em nuvem é o mais indicado, porém, até esse tipo de serviço pode apresentar alguns problemas como: limite de armazenamento, alto custo para manter espaço na memória disponível ou, pior, você pode apagar o backup por engano e perder todos os seus arquivos, etc.
Logo, nossa sugestão é que você imprima as suas fotos com alta qualidade e em papel fotográfico, pois elas terão cores mais vivas e grande durabilidade.
5 - Valorização dos momentos importantes
Imprimir fotos é quase um ato de resistência nos dias de hoje, mas, sobretudo, é um gesto de valorização dos momentos importantes que acontecem na sua vida e que merecem ser celebrados com carinho e atenção.
Não é incrível a sensação de folhear um álbum de fotografia bem montado? Imagine, então, poder contar a história de um capítulo da sua vida por meio de um Instalivro?
Se você perdeu esse hábito, esse post é um convite para você voltar a imprimir fotos, mas imprimi-las com propósito: faça a seleção daquelas que realmente contam uma história e que você vai ter o maior prazer em segurá-las com as suas próprias mãos.
E aí, fala se não conseguimos te convencer a imprimir fotos com mais frequência, hein? Ah, mas lembre-se que toda foto precisa de um bom armazenamento e, por isso, temos um catálogo recheado de produtos que vão te ajudar nessa missão.