Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Ainda compensa imprimir fotos na era digital?

A fotografia foi inventada por volta de 1826, na França, mas demorou muitos anos para se tornar acessível a toda a população. 

Porém, logo que as pessoas começaram a ter acesso às máquinas fotográficas analógicas, aquelas que usam filmes fotográficos para capturar imagens, e passaram a ter mais independência em criar suas próprias fotos, criou-se o costume entre as famílias de registar os momentos mais importantes e revelar essas fotos para guardar de recordação.

Com o surgimento das máquinas digitais, a paixão pela fotografia foi ainda mais potencializada, pois agora as pessoas podem tirar fotos ilimitadas (coisa que antes os filmes fotográficos não permitiam).

Com o grande volume de arquivos gerados, as fotos digitais passaram a ser armazenadas em dispositivos como pendrives, CDs, HDs e as pessoas foram deixando de imprimir fotos. 

Além disso, o surgimento das mídias sociais impulsionou um novo hábito: ao invés de as pessoas imprimirem suas fotos para guardar de recordação, elas passaram a publicá-las nas plataformas para compartilhar com seus amigos.

É inegável que a tecnologia facilitou, e muito, a nossa relação com a fotografia, mas ainda defendemos alguns motivos pelos quais você ainda deveria imprimir fotos. 

5 motivos para imprimir fotos

Se você, assim como a gente, ama uma fotografia, não deixe de considerar os 5 tópicos abaixo ao decidir se vai ou não imprimir suas fotos.

1 -  As mídias sociais não são para sempre

Desde que você parou de imprimir suas fotos, diversas mídias sociais surgiram com o propósito de “armazenar” e expor suas recordações. Primeiro veio o Orkut, depois o Facebook, logo o Instagram e agora surgiu o TikTok.

As plataformas surgem e não duram para sempre. Inclusive, o próprio Instagram está fazendo inúmeras mudanças em seu algoritmo para se tornar cada vez mais uma plataforma de vídeos. Vídeos? É isso mesmo que você leu. O Instagram, que surgiu como uma plataforma com forte apelo fotográfico, agora quer muito mais se parecer com o TikTok (plataforma de entretenimento destinada a vídeos curtos). 

Por esse e outros motivos é que as mídias sociais não devem ser o local prioritário para “armazenar” suas fotos.

2 - Presentear com fotos é sempre muito especial

Sempre que fotografamos momentos legais com nossos amigos ou familiares estamos criando possibilidades de presenteá-los futuramente com um pedacinho da memória que foi criada naquele dia especial. Por isso, imprimir fotos para dar como presente pode superar muitos “presentões” por aí. 

Aproveitando o tema, o Dia das Mães está logo aí, então, confira algumas dicas para você surpreender a sua neste ano: 7 ideias de presentes para o Dia das Mães

3 - Decorar a casa com fotos nunca sai de moda

As fotografias estão presentes na decoração há muitos anos, pois, além de nunca estarem fora de moda, elas trazem mais personalidade e aconchego para o ambiente.

Quer algumas dicas para inovar o seu mural de fotos? Confira o nosso post para ter inspiração: Decoração com fotos Polaroid.

mural de fotos

 

4 - Garantia de durabilidade e segurança

Hoje em dia existem inúmeras maneiras de armazenar fotografias para que elas durem “para sempre”. O armazenamento em nuvem é o mais indicado, porém, até esse tipo de serviço pode apresentar alguns problemas como: limite de armazenamento, alto custo para manter espaço na memória disponível ou, pior, você pode apagar o backup por engano e perder todos os seus arquivos, etc.

Logo, nossa sugestão é que você imprima as suas fotos com alta qualidade e em papel fotográfico, pois elas terão cores mais vivas e grande durabilidade.

5 - Valorização dos momentos importantes

Imprimir fotos é quase um ato de resistência nos dias de hoje, mas, sobretudo, é um gesto de valorização dos momentos importantes que acontecem na sua vida e que merecem ser celebrados com carinho e atenção.

Não é incrível a sensação de folhear um álbum de fotografia bem montado? Imagine, então, poder contar a história de um capítulo da sua vida por meio de um Instalivro?

Se você perdeu esse hábito, esse post é um convite para você voltar a imprimir fotos, mas imprimi-las com propósito: faça a seleção daquelas que realmente contam uma história e que você vai ter o maior prazer em segurá-las com as suas próprias mãos. 

E aí, fala se não conseguimos te convencer a imprimir fotos com mais frequência, hein? Ah, mas lembre-se que toda foto precisa de um bom armazenamento e, por isso, temos um catálogo recheado de produtos que vão te ajudar nessa missão.

Deixe um comentário
Leia Também

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

02 de Março de 2022
Categoria: Fotografia
Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico de crianças para recordar esses momentos que passam tão rápido da melhor maneira possível? Então acesse e saiba mais!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >