Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Ensaio fotográfico: quais são os tipos e ocasiões?

De uns anos para cá, o mercado de ensaio fotográfico vem crescendo, pois bons profissionais de fotografia criaram propostas inovadoras e, realmente, muito bonitas para registrar momentos importantes na vida das pessoas, uma vez que o costume de fotografar e imprimir fotos ficou um pouco de lado com a chegada das câmeras digitais. 

Então, se você quer saber mais a fundo sobre o assunto e em quais ocasiões pode ser realizado um ensaio fotográfico, leia esse post até o final e surpreenda-se.

Ensaio fotográfico: tipos e ocasiões

O ensaio fotográfico é uma maneira criativa de registrar momentos especiais e criar lembranças duradouras por meio de fotos bem produzidas por um bom profissional de fotografia.

Não há regra para a realização do ensaio fotográfico. Logo, cada família pode escolher um momento ou data especial e procurar um fotógrafo para registrar isso.

Contudo, hoje em dia é bastante comum que o book de fotos seja realizado em ocasiões como pré-weddings, formaturas, gestações, aniversários e até mesmo para registrar momentos cotidianos.

Também há diversos tipos de sessão de fotos, cada uma com sua particularidade e estilo. A seguir listamos os principais tipos de ensaios e em que ocasiões eles costumam ser realizados para inspirar você a fazer um ensaio fotográfico adaptado ao seu gosto pessoal.

Ensaio pré-wedding

O ensaio pré-wedding é aquele feito antes do casamento para iniciar uma contagem regressiva ou até mesmo para gerar materiais impressos ou vídeos para o próprio dia do casamento. 

Geralmente, os noivos escolhem um local bonito e que tenha a ver com a história do relacionamento dos dois e é uma ótima oportunidade para o fotógrafo conhecê-los melhor e entender seu estilo para dar continuidade no trabalho no dia do casamento.  

Ensaio de casamento

O ensaio fotográfico de casamento é aquele realizado antes (enquanto os noivos estão se arrumando), durante (quando todos os rituais da cerimônia estão acontecendo) e depois da cerimônia (para registrar aquele momento mais íntimo logo após a cerimônia e antes de os noivos irem para a festa).

Essas fotos costumam render quadros muito bonitos de serem produzidos e expostos pela casa do casal. 

Ensaio de gestante

O ensaio de gestante é feito para registrar a gestação e pode ser feito em diferentes momentos da gravidez. Há mulheres que decidem fazer sessão de fotos ao longo da gravidez para ter registros da evolução do crescimento da barriga, por exemplo.

Esse tipo de ensaio tem como objetivo mostrar a beleza da gestação e, especialmente, a expectativa da chegada do bebê.

Ensaio newborn

Quando o tão esperado bebê chega à família, é bacana fazer também o ensaio newborn para registrar seus primeiros momentos de vida.  

Geralmente, esse ensaio é feito em um ambiente muito tranquilo e confortável para o bebê sem atrapalhar sua rotina de sono.

Apesar de gerar fotos belíssimas, muitos pais não costumam revelar as fotos desse tipo de ensaio. Mas com o Instalivro Newborn você não só pode imprimir as fotos, como pode contar a história do seu bebê. Então, é uma excelente forma de guardar recordações desse momento tão mágico.

Ensaio de mesversário

Outra tendência de ensaio fotográfico que está muito em alta é o ensaio de mesversário, que tem o objetivo de acompanhar o crescimento do bebê até o seu 1º aninho de vida.

Se você não tem muitas referências do que fazer no mesversário, confira algumas ideias neste post.

Ensaio de aniversário

Como o próprio nome sugere, esse tipo de ensaio fotográfico é feito para registrar o aniversário de uma pessoa e, geralmente, é realizado para celebrar idades marcantes como 1 ano, 15 anos, 30 anos e 50 anos, mas você pode realizá-lo em qualquer idade.

O ensaio tem como objetivo capturar a alegria e a diversão da festa de aniversário.

Leia também: 11 ideias de poses para fotos

Ensaio de família

O ensaio fotográfico de família é realizado para registrar a união e o amor, além da essência da família e pode ser realizado em diferentes momentos da vida da família, como Natal, Páscoa, Batizados, Dia das Crianças e etc.  

Confira algumas dicas para realizar ensaio fotográfico com crianças neste post.

Além dos ensaios que listamos neste post, você pode ainda fazer ensaio de moda, de viagem, com seus pets, entre outros. Pense em momentos importantes para você e deixe a sua imaginação e criatividade te guiar. 

Uma dica importante é que para garantir que o seu ensaio fotográfico seja um sucesso, escolha um fotógrafo que tenha experiência no tipo de ensaio que você deseja realizar. Além disso, converse com o profissional antes do ensaio para alinhar expectativas.

Gostou desse post? Continue acompanhando o nosso blog para mais ideias inovadoras para suas fotos.

 

Deixe um comentário
Leia Também

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

02 de Março de 2022
Categoria: Fotografia
Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico de crianças para recordar esses momentos que passam tão rápido da melhor maneira possível? Então acesse e saiba mais!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >