Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Como organizar fotos: melhores dicas

Com planejamento e materiais corretos, é possível organizar um álbum de fotos incrível!

Álbuns de fotos são materiais impressos que guardam muitas emoções. Sejam álbuns de casamento, escola, de viagens, ou de criança, álbuns de fotografia são uma forma de organizar lembranças e revivê-las ao folhear cada página.

Hoje, preparamos para você as melhores dicas para fazer um álbum incrível e inesquecível. Confira já o que é necessário para que você saiba como organizar suas fotos.

Por que fazer um álbum de fotos? 

Cada álbum é um objeto de apego, que carrega emoções. Mais do que armazenar fotos, frases, cartões e outros materiais impressos, os álbuns também são formas de contar histórias e momentos. Sendo assim, apresentaremos alguns motivos para você organizar suas fotos por tipos de álbum.

Álbum de casamento

O casamento é um momento único, e na hora do “sim” não pode faltar uma bela fotografia. Para quem quer eternizar esse momento, o álbum de fotos de casamento é uma ótima opção.

Aqui no Brasil, é comum que os convidados assinem o álbum de casamento e deixem frases direcionadas ao casal. Por isso, é um álbum muito legal de fazer e ter uma ótima recordação.

Álbum de criança

Um dos maiores privilégios dos pais é poder acompanhar o crescimento dos filhos. É incrível como os pequenos evoluem diariamente, tanto em suas atitudes quanto na sua aparência física.

O álbum de fotos infantil registra todos esses momentos, mantendo um apego afetivo a cada etapa atingida. Com ele é possível eternizar o dia do nascimento, os primeiros passos, e outras conquistas da criança, sendo uma escolha muito comum entre as famílias brasileiras.

Ele pode ser feito tanto derivado de um ensaio fotográfico de crianças quanto de diferentes momentos de suas vidas.

Leia também: Álbum de fotos infantil: vale a pena ter um?

Álbum de viagem

Esse tipo de álbum é muito interessante para quem gosta de pôr o pé na estrada. Você pode tirar fotos dos locais e países que já visitou, e montar vários álbuns de cada viagem. É comum que ele contenha fotos de paisagens, comidas, monumentos, e tudo aquilo que remete ao lugar visitado.

Leia também: Confira 11 ideias de poses para fotos e arrase no photoshoot

Como organizar seu álbum de fotos passo a passo 

É interessante que primeiro você escolha um tema, para ter uma noção prévia de cores, estilos e padrões que vão ser utilizados.

A parte criativa é livre para você se desenvolver e ir até onde sua imaginação te levar. 

1. Escolher as fotos

O seu primeiro passo será selecionar todas as fotos que estarão presentes no álbum, e organizar sua ordem de apresentação. 

É interessante que o álbum tenha uma linearidade. 

No caso de um álbum infantil, por exemplo, um formato convencional é que a ordem das fotos esteja alinhada com o desenvolvimento da criança. Então, nesse caso, o começo do álbum poderia conter fotos do nascimento, e com o passar das folhas seria mostrado o crescimento da criança.

Um álbum também é uma forma de contar a história de alguém, então recomendamos que antes de começar você tenha esses conceitos em mente e faça um planejamento, visando a quantidade de fotos e o tamanho do álbum.

2. Escolher as dimensões do álbum

Existem álbuns de diversos tamanhos, espessuras, cores e dimensões. Por esse motivo, é necessário que você escolha previamente qual modelo de álbum vai utilizar. Assim, no momento de diagramar as fotos você terá maior facilidade e um melhor resultado.

Outro fator importante é a quantidade de fotos que o álbum escolhido comporta. Existem álbuns com diferentes números de páginas, como o da linha Mega da iCAL, que comporta até 500 fotos e é uma excelente escolha para quem quer um álbum caprichado.

3. Tratamento de imagens

Dependendo da quantidade de fotos escolhida, essa parte pode ser a mais demorada. Muitas pessoas realizam um tratamento das fotos antes de aplicá-las no layout do álbum. Você pode utilizar programas como photoshop e lightroom para realizar ajustes de cor e brilho das fotografias. Entretanto, essa é uma etapa opcional.

4. Finalização

Esse é o último passo. Agora que você já tem o álbum, as fotografias, e o conhecimento do que é importante se ter em um álbum de fotografia, basta adicionar as fotos no álbum conforme o modelo escolhido.

Vários álbuns têm plásticos para inserir as fotos, alguns vêm com tiras de papel para poder escrever nomes e datas, outros ainda são com papel adesivado. O importante é que você organize a diagramação e linearidade do álbum. 

Você pode adicionar frases à mão, cartões, adesivos, selos, e tudo aquilo que combine com o tema do seu álbum fotográfico.

5. Organização do álbum na casa

Depois de ter o álbum arrumado, é hora de organizá-lo adequadamente em sua casa, escritório ou onde quiser guardá-lo. Assim, ele realmente servirá para o que foi proposto: recordar aqueles momentos tão especiais.

Inclusive, há até especialistas que fazem isso, como a Carol Rosa, que atua com organização pessoal. Você pode buscar por sua ajuda caso precise de algo profissional ou, se não for o caso para o momento, fazer por conta própria, mas tomando cuidado com a conservação e preservação de seu álbum de fotos.

Você precisa de um bom álbum!

Neste guia você aprendeu o passo a passo de como fazer um álbum de fotos, e é fundamental que você utilize um álbum de boa qualidade para guardar suas preciosas lembranças.

Aqui na iCAL, temos diversos tipos de álbum de ótima qualidade. Somos uma empresa com mais de duas décadas de experiência no mercado, e atuamos em todo Brasil.

Agora que você já sabe como organizar um álbum de fotos, conte com nossos produtos, como a linha Mega, e tenha espaço de sobra para guardar seus melhores momentos!

 

Referência da imagem de destaque
Deixe um comentário
Leia Também

Fotografia analógica: como eram as fotos antes das digitais?

15 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
Fotografia analógica: como eram as fotos antes das digitais?

Quer saber ou relembrar como funciona a fotografia analógica, que precedeu a época das câmeras digitais e dos smartphones com ótimas câmeras? Então acesse agora!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >