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Fotógrafo: aprenda como vender no Instagram com 7 dicas

O Instagram é muito mais que uma rede social: é também uma poderosa ferramenta de marketing que muitos profissionais estão usando como estratégia para alcançarem seu público-alvo, vender mais e ampliar seus negócios.

Quer mais alguns motivos do porquê você pode, e deve, usar o Instagram profissionalmente?

Segundo matéria publicada no Valor Econômico, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 110 milhões somente no Brasil, segundo dados da própria Meta (empresa proprietária do Instagram). Já o Sebrae Sobre afirma que 7 em cada 10 empresas estão nas redes sociais e 54% delas utilizam o Instagram.

“É uma ferramenta que pode ser muito mais explorada pelas empresas em suas estratégias de mídia social. O custo-benefício é enorme, pois o gasto de produção deste tipo de vídeo é baixo e o retorno é alto, seja o objetivo gerar autoridade ou até mesmo vender um produto ou serviço”, afirma Michelle Sampaio, Head de Treinamentos do Grupo Comunicarte.

Na teoria tudo parece supersimples, mas como aplicar uma boa estratégia de marca no Instagram e quer saber como vender mais nessa rede? Confira as nossas dicas a seguir para você começar a dar os seus primeiros passos.

 

7 dicas de como vender no Instagram

Apesar de o Instagram ser uma rede social usada por muitas pessoas como entretenimento, muitas marcas e profissionais autônomos estão se beneficiando dessa ferramenta para tornar seus produtos e serviços mais conhecidos. Conheça algumas estratégias de como vender mais no Instagram:

1 - Crie um perfil comercial no Instagram

A primeira ação que você deve fazer para começar a trabalhar sua marca pessoal com mais efetividade é criar um perfil comercial no Instagram (caso você ainda não tenha uma conta no Instagram) ou transformar o seu próprio perfil pessoal seguindo esse passo a passo:

  1. No Instagram, vá até Configurações, encontre Conta e toque em Mudar para conta profissional.
  2. Escolha a categoria que melhor represente a sua empresa e selecione Empresa.
  3. Pronto! Agora você tem uma conta empresarial do Instagram. Complete o seu perfil usando as dicas abaixo.

Ainda ficou com dúvida? Acesse aqui

Além de configurar sua conta comercial, se você deseja saber como vender mais no Instagram, também vai precisar adicionar informações importantes sobre você, pois o seu perfil será como um “cartão de visitas digital”. Portanto, capriche na descrição da sua Bio e aproveite para incluir o link do seu site ou portfólio, além de telefone ou e-mail para contato.

Fonte: Mario Testino

2 - Entenda o seu público-alvo

Uma das principais estratégias de como vender mais no Instagram é conhecer e entender muito bem o seu público-alvo, quais são suas dores, seus anseios, suas expectativas e seus gostos. 

A partir de um estudo aprofundado sobre a sua audiência, pense em uma estratégia de conteúdos que gere conexão e faça as pessoas quererem conversar com você. 

3 - Planeje o seu conteúdo com estratégia

Uma das principais vantagens do Instagram é que você pode usar e abusar das suas melhores fotos e vídeos. Mas, não basta sair publicando o que “der na telha”. Lembra que falamos anteriormente sobre gerar conexão com seu público-alvo? Logo, você precisa ter um planejamento de conteúdo que seja estratégico. Algumas dicas rápidas para você pensar no seu conteúdo:

  • Crie campanhas ou histórias para os seus serviços;
  • Publique conteúdos com informações mais técnicas ou dicas relevantes para mostrar autoridade em sua área;
  • Compartilhe os depoimentos dos seus clientes como prova social;
  • Use os Stories para mostrar os bastidores das suas produções e despertar curiosidade.

4 - Utilize os recursos do Instagram com criatividade

Ao pensar estratégias de como vender no Instagram, além de definir o planejamento de conteúdo que você irá publicar no seu perfil, você precisa também definir “como” irá fazer essas publicações e o Instagram oferece inúmeras ferramentas para você usar a sua criatividade:

  • Publicação em imagem única;
  • Publicação carrossel;
  • Reels;
  • Stories e seus recursos (enquetes, caixinhas de perguntas, contador, entre outros);
  • Transmissões ao vivo.

Quer mais dicas para aumentar o número de seguidores do seu perfil profissional? Acesse esse post

5 - Crie uma loja virtual

Uma boa opção de como vender no Instagram é criar sua loja virtual na própria ferramenta. O Instagram Shopping é uma ferramenta que permite que as marcas anunciem produtos e serviços dentro de um catálogo para que os clientes possam realizar suas compras sem precisar sair da plataforma.  Veja um exemplo:

 

Fonte: Sallve

Esse recurso é muito usado pelas marcas que têm e-commerce, mas nada impede que fotógrafos utilizem essa ferramenta para divulgar seus serviços. Saiba como fazer isso neste post.

6 - Invista no Instagram Ads

Outra ferramenta que ajuda como vender no Instagram é o Instagram Ads, que possibilita que as marcas veiculem anúncios para públicos específicos por meio de valores investidos na plataforma.

Você pode utilizar essa estratégia para captar novos leads, obter novos seguidores no seu perfil, divulgar uma promoção, impulsionar um evento entre outros. As possibilidades são inúmeras. Aprenda mais sobre o Instagram Ads aqui.

7 - Faça parcerias com influenciadores digitais

Você ainda duvida da efetividade dos influenciadores digitais para a estratégia de marketing? Então, aqui vai um dado interessante: 

Segundo a Pesquisa Global do Consumidor, realizada pelo Statista, o Brasil é o país onde mais pessoas fizeram uma compra depois que um influenciador digital anunciou o produto. Dados da pesquisa mostram que em 2022, cerca de 44% dos entrevistados afirmaram que compraram algum produto após ter sido indicado por um influenciador digital.

Portanto, você também deve apostar nessa estratégia, pois os influenciadores costumam gerar tráfego orgânico (ou seja, tráfego gratuito) para o seu perfil e te ajudam a conquistar seguidores. 

Para ter uma estratégia certeira, antes de fechar qualquer parceria você precisa analisar muito bem a audiência desses influenciadores para que você alcance indiretamente seu público-alvo e o traga para sua página.

Um exemplo de parceria com influenciador digital é oferecer uma sessão rápida de fotos com a garantia de que o influenciador fará uma publicação em colaboração com o seu perfil.  

 

Agora que você já sabe como vender mais no Instagram, é hora de colocar a mão na massa e desenvolver o seu planejamento de conteúdo para começar a crescer e atrair mais clientes.

E para agregar ainda mais valor no seu serviço, conte sempre com os nossos produtos. Visite o nosso site: https://www.ical.net.br/.

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