Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

Conheça a história da fotografia através do tempo

A fotografia é uma arte considerada revolucionária e é também uma forma de comunicação, de expressão de sentimentos e um exercício de observação dos acontecimentos que nos rodeiam e que merecem ser contados por meio do storytelling criado pelos amantes da fotografia.

Fotografar é algo tão intrínseco na nossa vida que, muitas vezes, não nos damos conta de que a origem da fotografia é algo que vale a pena ser investigado. Por isso, resolvemos dedicar esse post à história da fotografia. Boa leitura!

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

Para entender a história da fotografia, antes precisamos voltar algumas casinhas e entender, primeiramente, o seu conceito básico, que remete à técnica de utilização da luminosidade para a reprodução de imagens.

Desse modo, a fotografia pode ser definida como o processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (um filme, por exemplo) por meio de processos químicos e pela ação de energia radiante.

A luz, então, é o elemento-chave para a composição fotográfica e foi na Antiguidade que os primeiros estudiosos observaram que ela fornecia possibilidades de representação de imagens em cavernas e cabanas. Foi a partir dessas primeiras observações que Aristóteles inventou a “câmera obscura”, mecanismo que antecedeu a invenção das câmeras fotográficas. Nela, as imagens eram reproduzidas de forma invertida.  

O primeiro registro fotográfico

Apesar de a história da fotografia ter começado na Antiguidade, foi somente no período pós-iluminismo que o primeiro registro fotográfico, finalmente, foi realizado. 

A seguir, separamos tópicos mais marcantes da história da fotografia e os nomes dos cientistas que foram importantes para novas descobertas nesse meio.

1826 - Joseph Nicéphore Niépce

O francês Joseph Nicéphore Niépce, ou apenas Joseph Niépce, era um inventor que conseguiu realizar o primeiro registro fotográfico no mundo. Seus experimentos começaram por volta de 1793, mas as imagens capturadas não se fixavam à superfície. 

Até que, em 1826, Niépce chegou a um processo que ele mesmo chamava de heliografia, que levava cerca de 8 horas para gravar uma imagem em uma placa de estanho, mas que dessa vez, tornava a imagem permanente. 

Para tal feito, ele utilizava um material químico derivado do petróleo chamado de Betume da Judéia que, quando entra em contato com a luminosidade, endurece. Nem precisamos dizer que a qualidade da imagem gravada não era das melhores, né? 

 

Outras contribuições importantes para a história da fotografia

1833 - Invenção do daguerreótipo  

Louis Jacques Mandé Daguerre era outro inventor e pintor francês que trabalhou junto com Joseph Niépce em busca de aperfeiçoar os primeiros registros fotográficos. 

A partir de 1833, após o falecimento de Niépce, ele deu andamento aos seus estudos e experimentos e decidiu substituir o Betume da Judéia por prata polida e vapor de iodo. O que ele descobriu é que esses novos elementos químicos eram ainda mais sensíveis à luz e conseguiam fixar a imagem produzida em poucos minutos, além de também elevar sua qualidade.

Essa invenção ficou conhecida como Daguerreótipo e foi apresentada à Academia de Ciências de Paris, em 1839. Apesar de ter tornado esse novo modelo de fotografia mais acessível ao público, Daguerre ainda encontrava um obstáculo: a invenção possibilitava apenas uma cópia de cada imagem. 

1840 - Invenção do Talbótipo

O cientista inglês Fox Talbot, também entusiasta da fotografia, desempenhou um importante papel na fotografia moderna, pois ele conseguiu criar um mecanismo que reproduzia imagens por mais vezes em um negativo em papel, o que resolvia o problema encontrado da invenção de Daguerre.

Essa nova invenção ficou conhecida como calótipo ou talbótipo era bem parecida com o processo de revelação da fotografia muito comum nos anos 80 e 90 (ou seja, quando as imagens eram produzidas em um negativo e depois eram positivadas para revelar as imagens capturadas com mais nitidez). Leia: Fotografia analógica - Como eram as fotos antes das digitais?

Apesar de genial, o calótipo ficou popular apenas na Inglaterra, pois para utilizá-lo, era preciso pagar os direitos de uso, logo, tornou-se muito caro e inviável. 

1851 - Invenção do coloide

Em 1851, o inglês Frederick Scott Archer criou uma chapa úmida de vidro que produzia imagens com boa qualidade. Essa invenção recebeu o nome de coloide. 

1861 - Surge o princípio das fotografias coloridas

Os escoceses James Clerk Maxwell e Thomas Sutton desenvolveram uma técnica para dar cor às fotografias, por volta de 1861. Apesar de apresentar vários problemas, essa invenção possibilitou que mais tarde, por volta de 1908, os irmãos Auguste e Louis Lumière criassem o Autochrome, mecanismo que consistia em utilizar três chapas sobrepostas onde filtros isolavam somente uma cor primária em cada chapa. Daí, a combinação da parte sobreposta dava origem às imagens coloridas.

1871 - Invenção da placa seca

Em 1871, outro inglês chamado Richard Leach Maddox tornou o processo fotográfico ainda mais otimizado por meio da invenção de uma placa seca. Para criar essa placa, Richard Maddox criou uma gelatina de brometo de prata, que era ainda mais sensível que a placa inventada por Frederick Scott Archer e que ainda permitia que a imagem fosse revelada mais tarde.

A popularização da fotografia

Ainda no século XIX, a história da fotografia começa a tomar rumos importantíssimos para a sua popularização com a empresa Americana Kodak, criada por George Eastman.  

Em 1878, o então atendente de banco George Eastman começou a trabalhar na invenção de placas metálicas secas com emulsões de sais de prata sensíveis à luz para gerar imagens (esse é um dos processos básicos da fotografia moderna). 

Cerca de 2 anos depois, Eastman resolveu comprar a patente de uma tecnologia que consistia na ideia do filme fotográfico. 

máquina kodak 1888

Foto da primeira máquina da Kodak, lançada em 1888

 

Dez anos depois, em 1888, Eastman registrou a marca Kodak, que era o nome da câmera que a sua empresa produzia na época. Ela tinha um filme de 100 poses e era a primeira invenção do tipo que era super fácil de usar. Para revelar as fotos, você enviava sua máquina inteira para a companhia, que devolvia as fotos impressas e ainda colocava mais filmes para você usar depois.

O slogan da empresa, criada por Eastman, para promover esse produto revolucionário era: “Você aperta um botão, nós fazemos o resto”.

Gostou de conhecer parte da história da fotografia? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais desse universo tão apaixonante e hipnotizante.

 

 

 

Deixe um comentário
Leia Também

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

02 de Março de 2022
Categoria: Fotografia
Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico de crianças para recordar esses momentos que passam tão rápido da melhor maneira possível? Então acesse e saiba mais!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >